Taxa de conversão: o que é e como calcular?

Quando o crescimento não fala de crescimento , são muitas pessoas a sucesso um negócio. Não basta criar estratégias soltas, infundadas ou sem um propósito claro, à espera que surjam resultados num paço de magia. Aqui indicamos algumas medidas que devem de ser aplicadas para ajudar a orientar os exercícios da empresa.


Uma delas é um taxa de conversão. Para cada negócio, esse indicador segue um referencial diferente. Por isso, mais importante que procurar fórmulas para calcular o índice é entender, de facto, no que ele consiste, qual a sua importância e como melhorá-lo.

E é isso que vamos ver neste conteúdo. Confira, a seguir, tudo o que precisa saber sobre taxa de conversão!


O que é taxa de conversão?


A taxa de conversão é a quantidade de aceitação pelo consumidor em relação à sua empresa, tendo em conta o número de pessoas que tiveram contacto com um anúncio ou conteúdo do seu negócio. Então, é uma métrica que pode ou não estar relacionada às vendas.

Vamos imaginar que a sua empresa fez um post nas redes sociais com o intuito de divulgar um produto. A taxa de conversão, neste caso, poderia ser com base no seguinte cenário: quantidade de downloads ÷ cliques no link.


Também pode considerar uma taxa de conversão do número de consumidores que entrou em contato pelo chat para sinalizar interesse em fechar negócio em relação à quantidade de pessoas que visitaram o site da empresa.


Tudo depende dos seus objectivos e das estratégias criadas para alcançar-los.



Porque é que é importante calcular a taxa de conversão?


A partir do seu cálculo é possível conquistar alguns benefícios, como uma visibilidade sobre o ROI ( retorno sobre o investimento ) de uma campanha ou de quaisquer investimentos feitos.

Por meio desse indicador, poderá saber se a sua campanha foi estruturada da melhor forma, levando o cliente a fechar negócio com a empresa. Quando a conversão está alta, significa que o planeamento ou estratégia foi a correcta.


Por outro lado, se os números são baixos podem indicar falhas nas estratégias — que precisam de ser ajustadas antes que se invista mais em anúncios e outras acções. Em alguns casos, isso significa que se fez muitos erros em tempo real, sem paralisar as campanhas ou repensar na estratégia, depois de se perceber os erros.


Pela taxa de conversão, consegue ainda entender o que se deve priorizar para alcançar os objectivos do negócio. Ou seja, para onde direcionar a estratégia.



Qual é a taxa de conversão ideal para o seu negócio?


Cada negócio deve desenvolver os seus parâmetros do que é uma boa taxa de conversão.


Assim, não existe um número exacto para responder a esta pergunta. O que deve de ter em mente é que quanto mais altos são esses índices, mais resultados alcançados.


Pode ser um pouco frustrante não ter uma direcção fixa neste requisito, mas a sugestão é que compreenda bem o seu negócio, como expectativas de crescimento e os seus principais desafios para, então, chegar a uma taxa de conversão ideal. Novamente, cada negócio tem as suas particularidades e necessidades, o que torna este único.

Esta é sua chance para que os seus leitores animem-se com o seu guia e entendam o real valor de ler o post inteiro.




Como calcular a taxa de conversão?


Para obter uma taxa de conversão, é preciso definir quais são os canais em que vai actuar, quer seja uma Landing Page de produto, quer seja o Instagram e assim por diante. Nesse sentido, as referências diferentes são para fazer a validade, tais como:

  • visitantes para leads;

  • leva para oportunidades;

  • oportunidades para clientes.

Mostramos como calcular um taxa de conversão:


Conversão = (usuários convertidos ÷ visitantes ou acessos) × 100

Isso quer dizer que, para 10.000 visitas num único mês no website, se tiver 620 leads, a sua taxa de conversão será de 6,2%.

Já para o caso hipotético das 620 leads, se 150 oferecerem dados no formato do LP para comprar algo (produto ou serviço), o índice será de 24%.




Como é que posso melhorar a minha taxa de conversão?


Aumentar a conversão significa, muitas vezes, potencializar as oportunidades de negócio . Assim, é preciso buscar meios de melhorar esta taxa contínua. Aqui segue algumas sugestões!


Identifique problemas e falhas na estratégia


Há ocasiões em que o número de visitantes do site cai drasticamente ou os consumidores param de comprar online, por exemplo.

Nestas situações, procure entender o que está por trás destas reações:

  • O usuário ainda não está maduro o suficiente?

  • É preciso nutri-lo com outros tipos de materiais (e-mail marketing, por ex.)?

  • A abordagem do tempo de marketing e vendas é adequada?

Uma das medidas para aumentar os resultados nestes casos pode ser uma taxa de conversão com design . O apelo visual costuma ter bastante força de persuasão .


Se o problema for no site, pode ser interessante avaliar também se ele é responsivo — afinal, pode não receber bem as páginas que demoram a carregar ou abrem sem formatação no telemóvel, por exemplo.


Explorar as técnicas de persuasão


A persuasão é uma boa aliada na tomada de decisão do seu consumidor. Muitas vezes, ele está prestes a fazer a sua escolha, mas sente alguma apreensão com uma determinada decisão. Quando usa algumas técnicas persuasivas no copywriting , por exemplo, as hipóteses de influenciar o usuário são grandes.


Além dessas técnicas, é importante considerar os atributos de clareza, a objetividade e, sobretudo, a criatividade. Como comunicar com o público faz toda a diferença no sucesso da venda.


Ofereça a melhor experiência possível ao cliente


Hoje, a experiência é um factor decisivo para a conquista do público. O público cada vez está mais exigentes e não pensa duas vezes antes de procurar uma oferta. Por isso, para realmente converter, é preciso gerar encantamento e ganhar a confiança do potencial cliente.


Aumentar os canais de atendimento e oferecer um atendimento personalizado são passos perfeitos, assim como nutrir a sua base de dados com conteúdos de qualidade através de e-mail marketing e ou newsletters.


Conte com um tempo especializado em Inbound Marketing


Se procura aumentar a conversão de leads , contar com quem entende de Inbound Marketing é um aspecto essencial.


Na Build & Grow, temos especialistas para auxiliar nas estratégias de manutenção e ajudá-lo no que deve de fazer para aumentar a faturação do seu negócio. Desde o planeamento e estratégia, à mensuração de resultados, passando pela execução de acções, a nossa equipa oferece todo o suporte necessário para a sua empresa alcançar uma alta performance.


A taxa de conversão é uma métrica essencial para qualquer negócio — e o que melhor que uma equipa de especialistas para ajudar a alcançar os seus resultados. Assim, é possível evitar custos acessíveis, visualizar pontos de acessórios mais rapidamente e ajudar na tomada de decisão.


Então, quer optimizar a taxa de conversão da sua empresa? Contacte-nos!


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